segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aula adaptada: embasamento teórico




Como conteúdo escolhemos um vídeo que seria usado pelo professor da cadeira de ética. Esse vídeo e como qualquer outro selecionado pelo professor e tem o objetivo de ser visto, tendo o professor o controle sobre os comentários feitos no fórum, logo abaixo do vídeo. (Obs: por favor, não notar no visual do site online, ele é apenas de caráter ilustrativo e indica a disposição dos componentes do SMD)
Moreira (2011) fala um pouco sobre o papel do professor, o que ilustra bem o comportamento do professor na disposição dos conteúdos no nosso AVA: “Assim, o tutor, ou o provedor do serviço educacional, pode montar seu ambiente virtual de aprendizagem de acordo com o perfil das disciplinas ministradas e de seus alunos (público alvo) e utilizar os mecanismos disponíveis pela TIC, como fóruns, chats, serviços mensageiros ou de mensagem instantânea, e-mails, vídeos, áudios, e-books, etc.”
O fórum segue a linha dos comentários no YouTube, que feito um comentário este fica abaixo e um pouco a direita da postagem anterior. Vale ressaltar que o comentário do professor ganha destaque dos demais(escrito na cor da habilitação). É possível avaliar tanto os vídeos e seus comentários como os demais materiais disponíveis.
Escolhemos adicionar fórum à página devido as considerações de ANTÔNIO (2009). O autor afirma que “Forum é uma das ferramentas mais comuns nos ambientes virtuais de aprendizagem. Muitas vezes é referenciado como “grupo de discurssão”; este que é um espaço interativo para troca de mensagem, e outros tipos de arquivos. Podem ser Público ou Privados; Mediados ou não e temáticos.” Ele também aponta as várias utilizações de fóruns:
- Como elemento de organização do estudo de determinado tema ou texto: Neste caso, um tópico inicial ou um texto, abre uma discussão para os participantes expressarem seus pontos de vista.
- Como espaços de socialização e fortalecimento das relações sociais: Permite que os participantes se conheçam. É utilizado para pessoas que estão espacialmente dispersas interajam entre si. Pode ser o caso do primeiro contato, virtual, entre o aluno e o professor
- Como espaço de troca de experiências, reflexões e informações: Neste tipo de fórum há um contexto, ao invés de um tema, que engloba todos os usuários de uma mesma comunidade de interesse. Um exemplo disto é a discurssão dos alunos de Sistemas e Mídias Digitais a cerca do futuro da profissão.
- Como biblioteca e para contribuição de conteúdos específicos: Neste tipo de fórum as postagens geralmente são: Links, imagens, textos informativos. Trata-se de um repositório de material digital para fins educacionais.
Evidentemente existe outros tipos de fóruns, mas estes citados são os mais comuns e  necessários para alcançar muitos dos objetivos pedagógicos.
A mídia vídeo é a base do Ava, e ela foi escolhida devido a importância dada por Silva (2002) ao assunto ele destaca o objetico da utilização da mídia: “o objetivo foi tentar fazer com que o aluno pudesse, também, contribuir para o seu aprendizado e o aprendizado dos demais envolvidos, para tanto é necessário motivá-lo para que o mesmo possa contribuir, por exemplo, em uma postagem com sua visão crítica ou disponibilizando um vídeo de sua própria autoria, estes são alguns aspectos, outros são: Utilização do reforço positivo e hiperlink para mais informações.”
O vídeo escolhido mostra de forma interessante e bem descontraída o que é o Creative Commons e para que serve. O professor disponibilizou o material para que seus alunos pudessem ter um conhecimento prévio da temática e pediu para que postassem seu ponto de vista (se eram a favor ou contra a utilização do CC para garantir direitos específicos de certos produtos e o porquê). Os participantes a principio ficaram divididos, porém com o desenrolar do debate acabaram por concordarem a cerca de pontos de vistas não analisados, individualmente, até então.


ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico dos fóruns, Professor Digital, SBO, 08 jun. 2009. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>. Acesso em: [coloque aqui a data em que você acessou esse artigo, sem o colchetes].

MOREIRA, Jonathan Rosa. Usabilidade, Acessibilidade e Educação a Distância, 03/2011. Brasília, DF.

- SILVA, C. R. O. MAEP: um método ergopedagógico interativo de avaliação para produtos educacionais informatizados.
Florianópolis, 2002. 224 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) -Universidade Federal de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário