Como trabalho da segunda unidade da cadeira,
propomos então o ‘SMDTube’, um ambiente baseado no
conhecido Youtube. O canal original em si é
amplamente difundido e conhecido, e possui algumas possibilidades na área
educacional que poderiam ser melhor adaptados. Não apresentamos uma reformulação, mas o
utilizamos como ponto de partido para criar o novo AVA. Isso foi feito para
facilitar a utilização do novo ambiente, pois já existe uma carga de
conhecimento prévio, oriunda de todo o histórico do usuário com experiências
anteriores seja com produtos similares ou com as percepções de mundo de modo
geral. (Marin et al, 2010).
Bomfoco
(2011) destaca que os objetivos dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem são
maximizar as oportunidades de interação e aprendizagem e possibilitar o
desenvolvimento de ações compartilhadas entre todos os participantes da
iniciativa ou comunidade. Identificando a fraca interatividade do site
(caracterizada principalmente por controlar a execução de um vídeo e os
comentários que podem ser feitos sobre esses), acrescentamos ações e
possibilidades de conteúdo para criar um ambiente novo com interações mais
ricas.
O que
vai identificar a troca de experiências entre alunos é a criação de perfis.
Informações dos usuários serão apresentadas nesses com o objetivo de
acompanhamento e estímulo. O acompanhamento será realizado por um professor e o
estímulo à utilização continua do ambiente é feito com a utilização de
reforços positivos (presentes em jogos; um exemplo: as moedas recolhidas,
como recompensa, em Plants vs Zombies; no nosso caso serão utilizados diamantes)
e estatísticas que indicaram como o usuário se encontra na utilização do
ambiente.
(Moreira et al, 2011) afirma que no
sentido acadêmico, essas ferramentas (AVA’s) são ambientes que podem auxiliar
os processos de aprendizagem pela Internet, por oferecer dispositivos que
favorecem a interação, participação e discussões entre os envolvidos no
sistema. Os principais dispositivos apresentados por nós são os fóruns,
propostos por professores principalmente, e os vídeos (recurso oriundo do site
original). Os fóruns foram acrescentados para complementar a
interatividade e reforçar a troca de conteúdos entre os usuários, incitando
discussões e criando um aprendizado coletivo.
A
arquitetura da informação foi organizada para “conduzir facilmente o usuário à
informação desejada, apresentar as informações de forma coesa e ter uma
apresentação que seja agradável a quem vê” (Moreira, 2011). O design é clean
para não retirar a atenção do conteúdo.
Nosso
AVA se destina aos alunos e professores do curso de Sistemas e Mídias Digitais
da UFC. Bomfoco (2011) também afirma que para planejar a interface é
necessário um conhecimento real de quem irá utilizar o sistema.
Nos
utilizamos, então, de nossa vivência para criar uma interface pensada para proporcionar ao usuário ou aluno uma
interação humano-computador favorável à aprendizagem. E propomos interações
simples para que o usuário possa agir de forma intuitiva.
Por se
tratar de um sistema digital, seguimos a linha de avaliação educacional
estabelecida por Silva (2002), com o intuito de tornar a experiência a mais
agradável possível para tais fins. Portanto, foi necessário um estudo a cerca
dos aspectos Ergonômicos, Pedagógicos e Comunicativos que melhor se adequariam
a proposta de design.
Com relação ao aspecto Ergonômico podemos conferir que este garante que o usuário possa
utilizar o “software educativo” com segurança, conforto e produtividade.
- No que
diz respeito à segurança vemos que a interação com o SMDTube é similar a
utilização já com o próprio YouTube, portanto o usuário não terá a preocupação
de aprender a interagir com um novo sistema, ele se utilizará dos seus
conhecimentos prévios para garantir o uso satisfatório do produto que agora se
apresenta em um design voltado para educação. Dessa forma, sua experiência vai
ser de grande valia para evitar ou sair de possíveis erros que venham a
acontecer na interação.
-
Conforto é a utilização do software com o mínino esforço físico e mental.
Trata-se de um sistema intuitivo e de fácil manuseio. Podemos notar isto pela
forma de interação a qual o usuário se utiliza para conseguir seu objetivo que
é assistir aulas (selecionando-as) e expressar seu senso crítico (digitando).
Com relação ao
aspecto Pedagógico podemos verificar como sendo a utilização de uma boa
estratégia didática de apresentação da informação, garantindo um bom desempenho
para as atividades cognitivas a fim de assegurar a coerência entre o objetivo
educacional e o perfil do usuário. - Nosso objetivo foi tentar fazer com que o
aluno pudesse, também, contribuir para o seu aprendizado e o aprendizado dos
demais envolvidos, para tanto é necessário motivá-lo para que o mesmo possa
contribuir, por exemplo, em uma postagem com sua visão crítica ou
disponibilizando um vídeo de sua própria autoria, estes são alguns aspectos,
outros são: Utilização do reforço positivo e hiperlink para mais informações.
Já os aspectos
comunicativos fazem com que os objetivos midiáticos sejam eficazes do ponto
de vista de interação e qualidade da informação. - Os objetivos se tornam claros e eficazes a partir do momento
que existe o interesse do usuário em participar; Por exemplo, muitas vezes é
necessário apenas um pequeno trecho de um vídeo para ocasionar um bom debate
entre os envolvidos no sistema. Ou seja, há casos em que o vídeo não necessita
ser o mais elaborado de todos, porém é imprescindível que haja uma idéia por
trás para que aja troca de experiências. Porém, é claro que quando se trata,
por exemplo, de um tutorial para auxiliar o aluno a manipular um software
qualquer, é ideal que a informação esteja em boa qualidade técnica.
Referência bibliográficas:
- BOMFOCO, MARCO A. A importância da
interface na modelagem do AVA e suas consequências no processo de aprendizagem.
Maio 30, 2011. Disponível em:http://marcobomfoco.blogspot.com/2011/05/importancia-da-interface-na-modelagem.html Acessado
em: 07/10/2011
- MOREIRA, JONATHAN R. Usabilidade,
Acessibilidade e Educação a Distância. Março/2011. Disponível em:http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/13.pdf. Acessado: 07/10/2011
- SILVA, C. R. O. MAEP: um
método ergopedagógico interativo de avaliação para
produtos educacionais informatizados.
Florianópolis, 2002. 224 f. Tese (Doutorado em
Engenharia de Produção) -Universidade
Federal de Santa Catarina.
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