Fomos informados que teríamos que escolher um AVA, então escolhemos um canal do Youtube, que é o mais próximo da ideia que temos para a nossa reformulação. Iremos analisá-lo, como fizemos com o Being Henry, do ponto de vista da usabilidade, com as Heurísticas de Nielsen, e educacional, com os critérios de avaliação de softwares educativos estabelecidos por Silva. Enfim, a nossa avaliação é bem parecida com a anterior, pois mudamos apenas o material analisado.
link: http://www.youtube.com/user/FYD86
link: http://www.youtube.com/user/FYD86
Avaliação Educacional
Para essa avaliação optamos por utilizar os critérios propostos por Silva (2002), que se divide em: Ergonômicos, pedagógicos e comunicativos.
De acordo com os critérios ergonômicos temos que eles asseguram que o usuário possa utilizar o software educativo com segurança, conforto e produtividade:
Em “http://www.youtube.com/user/opedagogo” há alguns feedbacks que mostram a forma a qual o usuário pode interagir com a interface e onde o usuário está localizado no sistema, isto reduz ou, até mesmo, chega a evitar ocorrência de erro do próprio usuário; o que lhe garante Segurança. Este critério está muito ligado a Heurística: Prevenção de erro de Nielsen. A Produtividade está ligada ao fato do usuário saber quais as ferramentas (menus, categorias, links externos) ele tem acesso e o que elas fazem. Vale ressaltar que ela ou é inexistente no Youtube caso o usuário nunca tenha utilizado a ferramenta. Já o Conforto comparamos ao modo que é transmitida a mensagem, não é necessário esforço excessível para compreensão do que se está exibindo.
De acordo com os critérios pedagógicos temos que eles asseguram as estratégias didáticas de apresentação das informações e tarefas cognitivas estejam em conformidade com o objetivo educacional e as características do usuário:
O conteúdo educacional é transmitido de forma digital em vídeo. O usuário se utiliza de vídeos aulas para para aprender. É necessário que aja empenho do usuário para aprender.
De acordo com os critérios pedagógicos temos que eles asseguram que os dispositivos midiáticos de comunicação sejam eficazes do ponto de vista da interatividade e da qualidade de informação
Do ponto de vista midiático, a ideia é eficaz e clara. Mas não é possivel a interação a cerca do conteudo. O usuário pode apenas comentar o que achou do vídeo e marcá-lo com um ‘gostei’ ou ‘não gostei’; nenhum fórum nada mais. E a qualidade da informação depende muito do tutor ou professor, ou quem acrescenta os vídeos.
Avaliação Heurística
As definições das heurísticas podem ser encontradas no post anterior.
1. Diálogo simples e natural
A interface é simples e intuitiva, sendo dividida em área de execução de vídeo, e área “social”. As instruções das ações possíveis e sinalização de possibilidades são simples e claras.
2. Falar a língua do usuário
A linguagem é simples, com as instruções/indicações de ações e campos todos na língua escolhida pelo dono do canal. Os símbolos utilizados (como os modos de exibição dos vídeos) também são facilmente decifráveis.
3. Minimiza a carga cognitiva do usuário
Os vídeos são separados das “ações sociais” do canal (vídeos, parte superior; interações com o dono do canal e suas informações, inferior. Esse design ajuda a criar uma divisão entre as ações que podem ser feitas, situando assim o usuário na sua navegação.
4. Consistência
A interface tem convenções não ambíguas, ou seja, não possui diferentes ações, palavras ou situações para representar a mesma coisa.
5. Feedback
Presentes desde a seleção de áreas específicas dos vídeos até o carregamento dos vídeos. Ao enviar um comentário para o dono do canal, clicando-se em “Adicionar um comentário”, o botão transforma-se em “enviando comentário” (não clicável), permitindo ao usuário ver o andamento da sua ação. Além disso você pode visualizar o que escreveu.
6. Saídas marcadas claramente
As saídas existem, mas não se aplicam em todas as opções que achamos importantes que estivessem presentes. Ou seja, nem sempre havia um botão de desfazer ou sair e voltar a uma condição anterior.
7. Atalhos
Atalhos quase inexistentes, havendo somente a opção de “Page up” e “Page down” para se deslocar rapidamente pela tela, e a utilização do “table” para percorrer as opções no site. Outro exemplo é o “space” para pausar o vídeo.
8. Mensagens de erro precisas e construtivas
Durante a avaliação não conseguimos constatar maiores mensagens de erro do que as que aparecem quando o vídeo, ou o comentário é carregado.
9. Prevenção de erros
A prevenção é exemplificada com avisos quanto a confirmação de ações. Mas não se aplica a todas as ações.
10. Ajuda e documentação
A documentação é inexistente.
Referências:
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